Como acompanhar as ondas de casa

Publicado por / 4 de julho de 2014 / Categorias Blog, body board, bodyboard, bodyboarding, Dicas / 0 Comments

Há 20 anos haviam basicamente três formas de saber como estavam as ondas no dia: morar em frente ao mar, viver na Califórnia e ouvir pelo rádio as previsões ou ir dar uma espiada pessoalmente. Provavelmente nenhuma era exatamente uma opção viável para muitos bodyboarders e ainda não é, mas agora temos tecnologia e listamos algumas formas de você saber como estão as ondas sem sair de casa.

onda

Se você acorda pesando em jogar a flecha na água, nada melhor que um aplicativo para celular que informa as condições do mar e das ondas com até 5 dias de antecedência em milhares de picos no mundo inteiro. É o caso do MSW Surf Forecast, disponível para iPhone e Android. Existem diversos outros aplicativos que funcionam basicamente da mesma forma, mas que podem trazer mais informações de regiões específicas. Vale a pena ler os comentários e reviews para escolher qual tem mais detalhes do pico que você frequenta.

surf-app

O próprio MSW tem um site com informações completas, incluindo fotos e vídeos, além de mapas e todas as informações importantes como vento, altura e direção da onda e temperatura da água. Outros em destaque são o Surf-Forecast, SwellInfo  e CostalWatch, entre dezenas de outros, a grande maioria em inglês. Alguns usam dados de geolocalização para mostrar em destaque os picos mais próximos de você.

Mas nada como ver com seus próprios olhos, ou quase isso. Existem alguns serviços que disponibilizam câmeras ao vivo monitorando as ondas em tempo real, como o SwellNet e o Câmera Surf, esse último em português, com muitas câmeras e informações bem completas sobre picos no Brasil.

camera-surf

As ferramentas para acompanhar as ondas no mundo todo estão melhorando e crescendo, imagens de lugares remotos chegam e formam imensos bancos de dados que alimentam sites e aplicativos e em breve a maioria dos principais picos do planeta poderão ser monitoradas de qualquer lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*