Dicas para evitar acidentes

Publicado por / 6 de junho de 2014 / Categorias Blog, body board, bodyboard, bodyboarding, Dicas, Preparação Fisica / 0 Comments

Como a grande maioria dos esportes radicais, a prática do Bodyboard pode causar lesões se não for feito de forma adequada. Algumas partes do corpo como cabeça, pescoço, costas e músculos dos braços, pernas e abdomens podem sofrer impacto mais rigoroso, seja em ondas pequenas ou grandes. O nosso Mestre Kung sabe como segurança e saúde são importantes, por isso separamos algumas dicas que vão reduzir drasticamente o risco de acidentes mais graves.

dicas-segurança

Conhecendo o pico

Essa talvez seja a dica mais importante. Conhecer o lugar onde você vai pegar onda é decisivo para evitar perigos ocultos. Antes de entrar na água, procure conhecer bem a praia, as pedras, a correnteza e recifes. Pergunte aos salva-vidas ou a um morador local, onde estão as correntes de retorno e não entre nessas áreas se não for indicado. Ter uma amigo com você é sempre recomendado, especialmente em praias sem salva-vidas.

Muito esforço requer descanso

Praticar bodyboard pode ser bastante cansativo, o pé de pato ajuda muito a chegar até as ondas, mas é desgastante e pode fazer diferença na hora em que você precisa sair da água rapidamente. Se você for pego de surpresa por uma onda, pode ter que lutar contra ela. Nessas horas, o ideal é voltar para a areia e descansar um pouco.

Saber voltar

Você já notou que o pé de pato é fundamental. Se em algum momento você notar que não poderá passar por uma onda uma boa saída pode ser aproveitar a força da própria onda para voltar para a areia. Concentre a força das remadas nos pés, elas darão estabilidade e velocidade para que você siga com a onda e não seja engolido por ela.

Não contrarie a onda

As ondas costumam quebrar para um lado. Quando estiver ainda na areia, observe para que lado a onda segue. Quando estiver no mar, de costas para a onda, veja para qual lado a onda irá quebrar e siga a mesma direção. Isso irá tornar a experiência mais divertida e reduzirá impactos desnecessários e muitas vezes dolorosos.

Nem sempre o raso é mais seguro

Conheça a profundidade da água onde você vai praticar o bodyboard. A maioria das lesões graves e mortes ocorrem em áreas extremamente rasas. Se você acabar em cima de um recife ou no fundo de um poço, cubra seu rosto e cabeça com os braços para evitar lesões mais graves.

Seguindo essas dicas simples você poderá aproveitar melhor o dia com sua flecha e ainda evita que sua diversão acabe mais cedo. Qualquer esporte é bom se você praticar com responsabilidade. Agora é só cair na água e curtir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*