A história antes de Tom Morey

Publicado por / 30 de junho de 2014 / Categorias Blog, body board, bodyboard, bodyboarding, Pranchas de bodyboarding / 0 Comments

O dia 7 de julho de 1971 é mundialmente reconhecida como a data do surgimento do bodyboard, pelo menos como conhecemos hoje, mas muitos anos antes a prática de pegar ondas deitado em pranchas já fazia a cabeça de muita gente.

Alaia_board_surfer

Quase dois séculos antes da invenção de Tom Morey, em 1778 o capitão James Cook, em sua chegada ao Havai, observou moradores da região pegando ondas em placas de madeira Koa, conhecidas como pranchas Alaia. Mas evidências apontam para a prática de “surfar deitado” desde o século XV na Polinésia.

Mais tarde, as pranchas Alaia evoluiram para o Paipo (pie-poh), pranchas feitas de madeira ou fibra de vidro. A história conta que mais tarde, alguns reis, para se diferenciar da plebe, começaram a construir pranchas maiores para andar de pé nas ondas. Os nativos em geral, por sua vez, continuaram a usar o Paipo para se divertirem.

O Paipo seguiu como principal forma de pegar ondas até o século XX quando Tom Morey quebrou sua prancha de surf e… Bom, essa história você já conhece muito bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*